Introdução
A partir da versão 2.3 da Central de Aplicativos Eficaz (10/2025), adotamos a autenticação de usuário, bem como suas permissões de acesso e dados de licenciamento feita através de modelo SSO (single-sign-on) em nuvem, causando como efeito, a remoção das contas de usuários e dados de licenciamento na base local.
Esta proposta visa aumentar a segurança das conta de usuário, simplificar o processo de licenciamento, ao qual evita licenças expiradas, exigindo novas requisições periodicamente, e atende à LGPD, descartando dados pessoais que não são utilizados, mantendo apenas o essencial, com consentimento do usuário.
Principais Alterações
-
No primeiro acesso de cada usuário, ele será notificado sobre a migração de sua conta para nuvem, seguindo os passos da seção
Roteiro
. Será solicitado seu consentimento para que possa prosseguir. Contas não migradas não terão mais acesso ao sistema; -
Os usuários agora podem pertencer simultaneamente a mais de um grupo de usuários, o que significa que ele herdará permissões de acesso de todos os grupos ao qual ele faz parte;
-
Os grupos de usuários também serão migrados para nuvem;
-
Esta conta em nuvem será utilizada para todos os produtos e serviços para com a EF Sistemas;
-
Não será permitida a criação de contas de usuários com idade inferior a 18 anos completos.
Ocorrências Conhecidas
- Temos relatos de que operadores que usam mais de uma instância da Central de Aplicativos Eficaz simultaneamente no mesmo dispositivo, estão sofrendo desconexão de uma das seções, devido à concorrência da autenticação Usuário x Dispositivo. Houveram muitos testes deste cenário, e entendemos que a quantidade de vezes em que a ocorrência se repete é muito pequena, de forma que entenderemos como aceitável.
Roteiro
O processo de migração ocorrerá de forma didática, bastando o usuário inicie seu fluxo de autenticação como de costume. Assim que tentar autenticar com seu usuário X senha, será notificado para iniciar o processo:
Caso os dados do usuário estejam incompletos no cadastro atual, será solicitado a completar antes da migração. É muito importante ficar atento ao e-mail cadastrado, pois ele será necessário para a criação da senha em momento posterior.
Após clicar em Enviar
, os dados serão enviados até o servidor de autenticação, e será encaminhado um e-mail para conta utilizada no cadastro. É muito importante ficar atento ao endereço de e-mail enviado, visando evitar fraudes ou roubo de dados. Na tela do e-mail recebido, clique em Definir sua senha
, ou no link em azul, e você será redirecionado ao portal da EF Sistemas para redefinição de sua senha:
Para preenchimento dos campos, observar:
-
E-Mail
: Preencher com o mesmo e-mail utilizado na migração, ao qual recebeu a mensagem de redefinição de senha; -
CNPJ / CPF
: O CNPJ ou CPF da licença de uso, e não o CPF do usuário (não guardamos mais esta informação do usuário; -
Informe sua Nova senha
eConfirme sua nova senha
: A senha que desejar. Pode ser utilizada a mesma anterior.
Conclusão
Após a execução dos passos acima, o usuário estará devidamente habilitado, com o devido consentimento, para utilizar o sistema.
Esta mudança tornará possível identificar o usuário em todo o ecossistema da EF Sistemas e vai viabilizar a integração de nossos produtos/serviços.